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Livros NuCLiH

01.

Introdução ao pós-método no ensino de línguas
O livro apresenta uma perspectiva diacrônica, desde o início do amplo movimento que questionou a busca por um

método ideal até o período de consolidação do pós-método. Graças à sua longa experiência com a formação de professores
e ensino de italiano, Fernanda Ortale apresenta a teoria pós-método, articulando-a de forma didática com propostas de reflexões que envolvem formação e prática de sala de aula.


Autora: Fernanda Landucci Ortale.

Palavras-chave: Formação de professores; Pós-Método; Didática; Métodos de ensino.

Como citar: ORTALE, F. L. Introdução ao pós-metodo no ensino de línguas. Campinas-SP, Pontes Editores, 2023.

02.

La Nuova DITALS Risponde 3

 

Capítulo: Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L'italiano come lingua ereditaria in Brasile

Esse trabalho busca evidenciar a grande presença de imigrantes italianos no Brasil e no mundo, traz reflexões sobre as especificidades que o ensino de uma língua de herança requer e destaca a importância das histórias de vida dos imigrantes na produção do material didático elaborado para o curso Italiano como Herança em Pedrinhas Paulista.


Autores: Fernanda Landucci Ortale; Vinicio Corrias, Rosangela Fornasier

Palavras-chave: Imigração Italiana; Língua de Herança; Material Didático: Pedrinhas Paulista

Como citar: ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. ; FORNASIER, R. M. L. . Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L?italiano come lingua ereditaria in Brasile. In: Pierangela Diadori; Caterina Gennai; Elena Monami. (Org.). La Nuova Ditals Risponde. 1ed.Roma: EDILINGUA, 2021, v. 3, p. 113-125.

Disponível para compra na Amazon

03.

O italiano na esfera pública brasileira: relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem

 

Capítulo: Do trabalho voluntário às políticas públicas de revitalização do italiano como língua de herança

O capítulo apresenta os primeiros resultados do processo de revitalização da língua italiana em Pedrinhas Paulista, discutindo o papel da universidade, do município e da comunidade nesse processo.


Autores: Fernanda Landucci Ortale; , Rosangela Fornasier; Tatiana Iegoroff de Mattos; Vinicio Corrias

Palavras-chave: Língua de herança; Políticas públicas; Ensino de italiano; Pedrinhas Paulista

Como citar: ORTALE, F.L. ; FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. ; CORRIAS, V. Do trabalho voluntário às políticas públicas de revitalização do italiano como língua de herança. 
In: Rômulo Francisco de Souza; Rafael Ferreira da Silva. (Org.). O Italiano na esfera pública brasileira. Relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem. 1ª ed., Belo Horizonte/MG: CEFET-MG, v. 1, p. 145-157. Revista De Italianística, v. 38, p. 88-98, 2019.

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