top of page

Livros NuCLiH

Introdução ao pós-método no ensino de línguas
O livro apresenta uma perspectiva diacrônica, desde o início do amplo movimento que questionou a busca por um

método ideal até o período de consolidação do pós-método. Graças à sua longa experiência com a formação de professores
e ensino de italiano, Fernanda Ortale apresenta a teoria pós-método, articulando-a de forma didática com propostas de reflexões que envolvem formação e prática de sala de aula.


Autora: Fernanda Landucci Ortale.

Palavras-chave: Formação de professores; Pós-Método; Didática; Métodos de ensino.

Como citar: ORTALE, F. L. Introdução ao pós-metodo no ensino de línguas. Campinas-SP, Pontes Editores, 2023.

Uma casa com cheiro de pão 

Uma casa com cheiro de pão é o primeiro livro de Érica Sarsur. Na trajetória de vida da autora, muitas línguas, culturas e identidades de diferentes origens se cruzaram. Neste livro, ela faz um mergulho na história de uma família síria, trazendo para o leitor uma viagem de muitos quilômetros, uma travessia de navio, até a chegada ao porto do Rio de Janeiro. Depois da travessia física, novas travessias se impõem aos personagens, que passam a construir sua vida em terra nova, sem deixar para trás seus costumes, sua língua, sua comida. São três vozes, três gerações. A casa com cheiro de pão é o espaço da memória, do afeto, do amor. O cheiro do pão permeia toda a história, convidando o leitor a sentar-se à mesa, a participar dos lanches de sábado na casa de Vovó Cida. O pão carrega a representação de todos os outros alimentos postos à mesa e da transmissão dos saberes, de geração em geração. As portas estão abertas!

Boas vindas a vocês, que vêm compartilhar momentos doces com esta família!
 

Autora: Érica Sarsur.

Palavras-chave: Romance; Imigração árabe; Língua e Cultura de Herança.

Como citar: SARSUR, É. Uma casa com cheiro de pão. Campinas-SP, Pontes Editores, 2024.

Uma casa com cheiro de pão_Capa.jpg

Em breve nas livrarias!

La Nuova DITALS Risponde 3

 

Capítulo: Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L'italiano come lingua ereditaria in Brasile

Esse trabalho busca evidenciar a grande presença de imigrantes italianos no Brasil e no mundo, traz reflexões sobre as especificidades que o ensino de uma língua de herança requer e destaca a importância das histórias de vida dos imigrantes na produção do material didático elaborado para o curso Italiano como Herança em Pedrinhas Paulista.


Autores: Fernanda Landucci Ortale; Vinicio Corrias, Rosangela Fornasier

Palavras-chave: Imigração Italiana; Língua de Herança; Material Didático: Pedrinhas Paulista

Como citar: ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. ; FORNASIER, R. M. L. . Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L?italiano come lingua ereditaria in Brasile. In: Pierangela Diadori; Caterina Gennai; Elena Monami. (Org.). La Nuova Ditals Risponde. 1ed.Roma: EDILINGUA, 2021, v. 3, p. 113-125.

Disponível para compra na Amazon

O italiano na esfera pública brasileira: relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem

 

Capítulo: Do trabalho voluntário às políticas públicas de revitalização do italiano como língua de herança

O capítulo apresenta os primeiros resultados do processo de revitalização da língua italiana em Pedrinhas Paulista, discutindo o papel da universidade, do município e da comunidade nesse processo.


Autores: Fernanda Landucci Ortale; , Rosangela Fornasier; Tatiana Iegoroff de Mattos; Vinicio Corrias

Palavras-chave: Língua de herança; Políticas públicas; Ensino de italiano; Pedrinhas Paulista

Como citar: ORTALE, F.L. ; FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. ; CORRIAS, V. Do trabalho voluntário às políticas públicas de revitalização do italiano como língua de herança. 
In: Rômulo Francisco de Souza; Rafael Ferreira da Silva. (Org.). O Italiano na esfera pública brasileira. Relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem. 1ª ed., Belo Horizonte/MG: CEFET-MG, v. 1, p. 145-157. Revista De Italianística, v. 38, p. 88-98, 2019.

bottom of page