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Produções NuCLiH

Artigos

Em torno da mesa: um espaço para a transmissão da língua e da cultura de herança

O artigo propõe uma discussão acerca de bilinguismo e de políticas familiares. Com base na definição de Cozinha de Herança (AZEVEDO; ORTALE, 2019), apresenta-se uma análise de interações rotineiras relacionadas aos atos de cultivar ingredientes, preparar pratos e se reunir à mesa, destacando as potencialidades das ações cotidianas no que diz respeito às políticas de preservação da Língua de Herança.

Autoras: Gabrielle Cristina Baumann Salvatto; Fernanda Landucci Ortale.

Palavras-chave: Língua de Herança; Políticas linguísticas familiares; Bilinguismo; Cozinha de Herança

Como citar: SALVATTO, G. C. B., & ORTALE, F. L. (2023). Em torno da mesa: um espaço para a transmissão da língua e da cultura de herança. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(2), DT6. (2023)

Artigos

Do ensino da Língua de Herança à formação de uma Comunidade de Prática: o caso do italiano em Pedrinhas Paulista

O artigo retoma o conceito de Língua de Herança e tece considerações sobre o conceito de Cultura de Herança e de Comunidade de Prática a partir da discussão sobre o processo de produção de material didático para o ensino de LH em Pedrinhas Paulista, a autonomia da comunidade no uso da(s) língua(s) e a formação da comunidade de prática por meio da Cozinha de Herança.

Autoras: Rosangela Maria Laurindo Fornasier; Fernanda Landucci OrtaleKarine Marielly Rocha da Cunha

Palavras-chave: Comunidade de Prática; Língua de Herança; Pedrinhas Paulista; Cultura de Herança; Língua de Italiana. 

Como citar: LAURINDO FORNASIER, R. M., LANDUCCI ORTALE, F., & ROCHA DA CUNHA, K. M. (2022). Do ensino da Língua de Herança à formação de uma Comunidade de Prática: o caso do italiano em Pedrinhas Paulista: From the teaching of the Heritage Language to the formation of a Community of Practice: the case of italian in Pedrinhas Paulista. Revista BTecLE, 6(2), 214–232. 2022. 

Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança

O artigo aborda a história e a constituição da família Conci-Maggio, realizando uma breve análise das narrativas autobiográficas para identificar ações que contribuíram para a manutenção da língua de herança no espaço familiar e, apresenta ainda, uma reflexão sobre o processo de revitalização de línguas de herança e as contribuições para os estudos sobre políticas linguísticas em espaços familiares.

Autoras: Fernanda Landucci Ortale; Gabrielle Cristina Baumann Salvatto.

Palavras-chave: Ensino e aquisição de línguas; Italiano como língua de herança; Políticas linguísticas familiares
 

Como citar: ORTALE, F. L., & SALVATTO, G. C. B. (2022). Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança. Revista De Italianística, (44), 162-176. 2022.

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Vanti de Nanetto Pipetta: aspectos culturais e linguísticos dos imigrantes italianos nas origens do Staffetta Riograndense – Jornal La Libertà (1909-1910)

O artigo propõe uma análise dos aspectos histórico-culturais e dos dialetos vênetos presentes no jornal católico La Libertà, anterior ao Staffetta Riograndense, no qual publicaram-se os capítulos de Nanetto Pipetta, marco literário das línguas de imigração dos oriundos do Norte da Itália. O artigo contextualiza a formação do La Libertà e mostra o registro dos dialetos orais no jornal marcado pelo contato linguístico com o italiano e o português.


Autores: Karine Marielly Rocha da Cunha, Mara Francieli Motin, Diego Gabardo.

Palavras-chave: Dialetos, Nanetto Pipetta, Stafetta Riograndense.

Como citar: CUNHA, K. M. R., MOTIN, M. F., GABARDO, D. Vanti de Nanetto Pipetta: aspectos culturais e linguísticos dos imigrantes italianos nas origens do Staffetta Riograndese – Jornal La Libertà (1909-1910). Revista Norte@mentos, Volume 14, nº 37, p.241-262, 2021.

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Houve um dialeto ítalo-paulistano?

Esse artigo analisa os sentidos presentes no dialeto ítalo-paulistano ou ítalo-paulista – manifestações linguísticas quase sempre ligadas a um gênero de textos cômicos publicados na imprensa periódica paulistana, principalmente da personagem Juó Bananére – e como podemos entender a relação entre o falar dos imigrantes ítalo-paulistanos e essa representação estilizada.


Autores: Rafael Scabin e Giliola Maggio.

Palavras-chave: Dialeto ítalo-paulistano; Imigração italiana; Juó Bananére.

Como citar: SCABIN, R. C.; MAGGIO, G.. Houve um dialeto ítalo-paulistano? Revista De Italianística, (40), 5-18. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p5-18, 2020.

Talian: língua negada e (re)conhecida pelos descendentes vênetos de Curitiba e região metropolitana

O artigo traz uma breve história do Talian e trechos de entrevistas que relatam a aceitação, a rejeição e a repressão dessa língua de herança por descendentes vênetos de Curitiba e região metropolitana.


Autores: Karine Marielly Rocha da Cunha e Diego Gabardo.

Palavras-chave: Talian; língua de herança; repressão linguística; CEVEP.

Como citar: CUNHA, K. M. R.; GABARDO, D.. Talian: língua negada e (re)conhecida pelos descendentes vênetos de Curitiba e região metropolitana. In: Revista X. Curitiba, v. 15, n. 6, p. 840-856, 2020.

Um clássico ítalo-paulistano

A reportagem publicada no UOL remonta uma parte da história das primeiras famílias italianas que chegaram ao Brasil e conta a origem da receita do polpettone paulistano.


Autora: Silvana Azevedo.

Palavras-chave: Imigração italiana; Receita; Culinária; Cantina.

Como citar: Azevedo, S. No dia do Imigrante Italiano, aprenda a receita e segredos do polpettone. UOL – Caderno Nossa, 2020.

Cozinha de Herança: memórias e identidades de um tesouro compartilhado

O artigo propõe o conceito de Cozinha de Herança e explicita o percurso realizado para chegar a tal definição.


Autoras: Silvana Azevedo e Fernanda Landucci Ortale.

Palavras-chave: Memória; Identidade; Culinária; Cozinha de herança; Imigrantes.

Como citar: AZEVEDO, S., & ORTALE, F.L. Cozinha de Herança: memórias e identidades de um tesouro compartilhado. Revista De Italianística, v. 38, p. 88-98, 2019.

Italiano como herança em Pedrinhas Paulista: uma proposta de material didático. In: Ivan Vale de Souza

O capítulo apresenta o processo de produção de material didático para um curso de italiano como língua de herança, trazendo exemplos do material produzido.


Autoras: Rosangela Maria Laurindo Fornasier, Tatiana Iegoroff de Mattos e Fernanda Landucci Ortale.

Palavras-chave: Língua de herança; Pedrinhas Paulista; Cultura; Identidade; Material didático.

Como citar: FORNASIER, R. M. L.; MATTOS, T. I. ; ORTALE, F.L. Italiano como herança em Pedrinhas Paulista: uma proposta de material didático. In: Ivan Vale de Souza (Org.). A produção do conhecimento nas Letras, Linguísticas e Artes. 1ª ed., Ponta Grossa/PR: Atena, v. 2, p. 128-139, 2019.

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Raccontando s'impara: l'approccio autobiografico in un corso d'italiano per la terza età

Com base na autobiografia linguística dos alunos, foi possível realizar a produção de unidades didáticas centradas em suas histórias de vida, transformando-os em protagonistas do processo de aprendizagem enquanto utilizavam a língua italiana.


Autoras: Gabrielle Cristina Baumann Salvatto e Roberta Ferroni.

Palavras-chave: Approccio autiobiografico; Insegnamento-apprendimento di lingua italiana; Materiale didattico; Terza età.

Como citar: SALVATTO, G.C.B, FERRONI, R. Raccontando s'impara: l'approccio autobiografico in un corso d'italiano per la terza età. In: Bollettino Itals, nº81, pp. 116-126, 2019.

Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso

O artigo apresenta um estudo sobre o papel da cultura na elaboração de materiais didáticos em contexto de ensino de
italiano como língua de herança
.


Autores: Rosangela Maria Laurindo Fornasier, Fernanda Landucci Ortale e Vinicio Corrias.

Palavras-chave: Língua de herança; Imigração italiana; Pedagogia pós-método.

Como citar: FORNASIER, R.M.L.; ORTALE. F.L.; CORRIAS, V. Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso. Revista Entrelínguas, v. 4, p. 81-96, 2018.

Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade

O artigo apresenta a oficina Raccontarsi, realizada com os alunos do curso “Italiano para a terceira idade”, na cidade de Araraquara/SP, refletindo sobre o ensino-aprendizagem reflexivo por meio da abordagem autobiográfica.


Autores: Gabrielle Cristina Baumann Salvatto.

Palavras-chave: Experiência reflexiva; Terceira idade; Abordagem autobiográfica.

Como citar: SALVATTO, G.C.B.. Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade. In: Revista Palimpsesto, nº 28, pp. 183-201, 2018.

Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança

O artigo trata do processo de produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança e das questões relativas aos direitos autorais dos insumos utilizados.


Autores: Tatiana Iegoroff de Mattos, Fernanda Landucci Ortale, Rosangela Maria Laurindo Fornasier e Vinicio Corrias.

Palavras-chave: Material didático; Italiano; Língua de herança; Direitos autorais; Pedrinhas Paulista.

Como citar: MATTOS, T.I. de; ORTALE, F.L.: FORNASIER, R.M.L.; CORRIAS, V. Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança. Revista De Italianística, v. 36, p. 47-57, 2018. 

 

A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula

O artigo apresenta as contribuições da Pedagogia Pós-Método para o ensino e a formação de professores de línguas, além de discutir a função social e política nesses contextos. São expostos os princípios, parâmetros e macroestratégias propostos por Kumaravadivelu, assim como sua definição de método.


Autores: Fernanda Ortale; Solange Aparecida Cavalcante Ferri; Marcos Airam Ribeiro e Silva.

Palavras-chave: Formação de professores; Pós-Método; Política e ensino de línguas.

Como citar: ORTALE, F. L. ., FERRI, S. A. C., SILVA, M. A. R. A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula. Revista De Italianística, (42), 176-189. 2021.

Itália e Brasil: um encontro de culturas, sabores e saberes

O artigo discute os conceitos e os limites entre a tradição e a inovação da cozinha italiana em contextos interculturais.


Autora: Silvana Azevedo.

Palavras-chave: Choque cultural; Cultura italiana; Gastronomia.

Como citar: Azevedo, S. Itália e Brasil: um encontro de culturas, sabores e saberes. (252-264). In: Sgobaro, L. & Freitas, P.G. (org). O italiano da cultura e da arte: mas não somente, 2018.

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Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista

O artigo trata dos desafios de planejamento e implantação de um curso de italiano numa ex-colônia italiana.


Autores: Fernanda Landucci Ortale, Vinicio Corrias e Rosangela Maria Laurindo Fornasier.

Palavras-chave: Língua de herança; Imigração; Políticas linguísticas; Pedrinhas Paulista.

Como citar: ORTALE, F.L.; CORRIAS, V.; FORNASIER, R.M.L.. Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista. Revista Letras Raras, v. 6, p. 72-86, 2017.

Discurso e Memória: Identidade na Língua, no Tempo e no Espaço

O texto traça o percurso dos imigrados de Pedrinhas Paulista, seu processo de adaptação e de apreensão da nova língua, permeado pelo discurso do padre Dom Ernesto, uma das figuras centrais da comunidade pedrinhense. Além disso, são analisados textos escritos por ele, elaborados no intuito de manter seus fiéis unidos.


Autores: Doris Natia Cavallari e Giliola Maggio.

Palavras-chave: Língua; Discurso; Identidade; Memória; Imigração; Pedrinhas Paulista.

Como citar: CAVALLARI, D. N.; MAGGIO, G.. Discurso e Memória: Identidade na Língua, no Tempo e no Espaço. Revista De Italianística, (17), 91-105, 2008.

Teses

Teses

Abrindo caminhos para o italiano língua de herança no Brasil: a formação de professores na perspectiva pós-método

Tese de Doutorado: Esta tese é um estudo de caso sobre as particularidades do processo de formação de uma professora de italiano como língua de herança (LH), durante as fases de planejamento, elaboração de material didático e realização de um curso de italiano na cidade de Pedrinhas Paulista (SP), ex-colônia italiana fundada em 1952.


Autor: Vinicio Corrias.

Palavras-chave: Comunidades de imigrantes; Formação de professores; Italiano língua de herança; Pedrinhas Paulista; Perspectiva pós-método.

Como citar: CORRIAS, Vinicio. Abrindo caminhos para o italiano língua de herança no Brasil: a formação de professores na perspectiva pós-método. 2019. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2019.tde-27052019-132245. Acesso em: 2021-05-31. 

A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o Pós-Método como caminho para uma prática docente de autoria

Tese de Livre-docência. Trata-se de um estudo de caso sobre o processo de formação de uma professora de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista, ex-colônia fundada em 1952, localizada no estado de São Paulo.


Autora: Fernanda Landucci Ortale.

Palavras-chave: Formação de professores; Identidades; Língua de herança; Pedagogia Pós-Método; Pedrinhas Paulista; Políticas linguísticas.

Como citar: ORTALE, Fernanda Landucci. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o Pós-Método como caminho para uma prática docente de autoria. 2016. Tese (Livre Docência em Livre-docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.8.2017.tde-10072017-122752. Acesso em: 2021-05-31. 

Pedrinhas Paulista: memória e invenção

Tese de Doutorado. Este trabalho analisa como se manifesta e se desenvolve a construção de um espaço imaginário – a invenção de uma Pátria – em Pedrinhas Paulista, comunidade italiana fundada no Pós-Guerra e localizada no interior do Estado de São Paulo, tentando verificar até que ponto a memória dos mais velhos se mantém e se perpetua nas novas gerações por meio da língua, dos costumes e da percepção do espaço construído.


Autora: Giliola Maggio.

Palavras-chave: Imigração; Paisagem; Memória; Pedrinhas Paulista.

Como citar: MAGGIO, Giliola. Pedrinhas Paulista: memória e invenção. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

Dissertações

Dissertações

A produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança na perspectiva Pós-Método

Dissertação de Mestrado. Trata-se de um estudo de caso sobre o processo de produção de material didático para um curso de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista/SP, sob a perspectiva Pós-Método.


Autora: Rosangela Maria Laurindo Fornasier.

Palavras-chave: História oral; Identidades; Língua de herança; Pedagogia Pós-Método; Pedrinhas Paulista; Produção de material didático.

Como citar: FORNASIER, Rosangela Maria Laurindo. A produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança na perspectiva Pós-Método. 2018. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.8.2018.tde-29062018-131825. Acesso em: 2021-05-31.

Abordagem autobiográfica no ensino de italiano para a terceira idade: uma proposta junto à UNATI

Dissertação de Mestrado. Trata-se de um estudo de caso sobre a produção de materiais didáticos para a terceira idade por meio da abordagem autobiográfica, focalizando histórias de vida.


Autora: Gabrielle Cristina Baumann Salvatto.

Palavras-chave: Abordagem autobiográfica; Ensino-aprendizagem de italiano; Material didático; Terceira idade.

Como citar: SALVATTO, G.C.B. Abordagem autobiográfica no ensino de italiano para a terceira idade: uma proposta junto à UNATI. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Acesso em: 2022-04-15.

O léxico da cozinha italiana em São Paulo: autenticidade e adaptação nos restaurantes paulistanos

Dissertação de Mestrado. O léxico presente nos cardápios dos restaurantes típicos italianos da cidade de São Paulo é o fio condutor para tratar a cozinha dos imigrantes, suas inspirações e adaptações. Por meio de relatos, que envolveram trajetórias de vida e experiências à mesa, também há o registro de uma parte da história da gastronomia italiana em São Paulo.


Autora: Silvana Azevedo de Almeida.

Palavras-chave: Cantina; Cozinha italiana; Léxico; Restaurante; São Paulo.

Como citar: ALMEIDA, Silvana Azevedo de. O léxico da cozinha italiana em São Paulo: autenticidade e adaptação nos restaurantes paulistanos. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/D.8.2016.tde-09082016-084758. Acesso em: 2021-05-31.

Entre Igreja, escola e sociedade: as Irmãs Passionistas na construção de uma representação identitária em Colombo/PR (1927 – 1978)

Dissertação de Mestrado. A pesquisa tem como tema central a atuação das Irmãs Passionistas – congregação católica italiana – em uma instituição confessional de ensino, no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba/PR. O período temporal abarca os anos de 1927 a 1933 (Colégio Santo Antonio) e 1951 a 1978 (Educandário Nossa Senhora do Rosário).


Autora: Mara Francieli Motin.

Palavras-chave: Educação Católica; Cultura escola; Imigração italiana.

Como citar: MOTIN, Mara Francieli. Entre Igreja, escola e sociedade: as Irmãs Passionistas na construção de uma representação identitária em Colombo/PR, (1927 – 1978). 2016. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//000060/00006043.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.

Outras produções

Outras produções

Bernardo e Maria Clara em A Máquina do Tempo

Uma HQ curiosa e cheia de descobertas sobre a cultura dos imigrantes italianos em Colombo-PR e a língua de herança deles: o Talian.


AutoresKarine Marielly Rocha da CunhaMara Franciele Motin, Diego Gabardo e Fábio Machioski.

Palavras-chave: Talian, Colombo-PR, Língua de Herança.

Como citar: MOTIN, M. F. ; GABARDO, D. ; MACHIOSKI, F. L. ; CUNHA, K. M. R.. Bernardo e Maria Clara em A Máquina do Tempo. Colombo: Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, 2021.

As curiosas palavras de Nona Dete

As curiosas palavras de Nona Dete é um material interativo de vivências linguísticas e culturais do Talian que pode ser usado como um paradidático ou lido por toda a família. Traz jogos, adesivos e um decodificador mágico!


AutoresKarine Marielly Rocha da Cunha, Mara Francieli Motin, Diego Gabardo, Fábio Machioski, Marta Cavalli Cavassin, Franciele Aparecida Lopes.

Palavras-chave: Colombo, Língua de Herança, Imigração Italiana.

Como citar: CAVASSIN, M.C.; GABARDO, D.; MACHIOSKI, F. L.; CUNHA, K. M. R.; LOPES, F. A.; MOTIN, M. F.. As curiosas palavras de Nona Dete. Florianópolis (SC), Pi Edições, 2021.

Eco di una valle

Dicionário que traz as primeiras 500 palavras do Talian falado em Colombo, com exemplos, tradução para português e italiano. Apresenta também o áudio das palavras e dos exemplos usados para ilustrar cada uma delas.


AutoresKarine Marielly Rocha da Cunha, Mara Francieli Motin, Diego Gabardo.

Palavras-chave: Dicionário, Talian, Colombo.

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